quarta-feira, 25 de junho de 2008

O BAM matou o BI?

BAM: Business Activity Monitoring
BI: Business Intelligence

Essa é uma pergunta que escuto com bastante frequencia por alguma pessoas quando estamos falando sobre SOA, mais especificamente sobre BAM.

Não, as ferramentas de BAM não acabaram com as aplicações das ferramentas de BI. Na verdade, o BAM é uma tecnologia nova para monitoramento em tempo real dos indicadores de desempenho das empresas. O mesmo é voltado para tomada de ações imediatas a partir do acesso a informação. Já o BI, é voltado para tomadas de decisões futuras a partir de informações históricas.

Com a tecnologia BAM muitos fornecedores de soluções BI passaram a incluir em seus produtos alguns mecanismos de monitoração e tomadas de decisões em tempo real.

Da mesma forma, posso armazenar informações históricas na base de dados do BAM, porém sua perfornse e resposta não será tão boa, pois as ferramentas que hoje o implementam não estão preparadas para isto.

Porém, eu particularmente continuo enchergando os BAM e BI com uma fronteira bem distinta. Onde, o BI é focado em "O que aconteceu" e o BAM "O que está acontecendo". Você acha que acabou? Não, ainda o tem "O que aconteceria?", e esse é implementado por ferramentas CPM (Corporate Performance Management).



Nenhum comentário: