terça-feira, 28 de agosto de 2007

Integrando CICS com Jbi4CICS Component

Neste artigo, escrito por Amedeo Cannone e Stefano Rossini, é apresentado o componente Jbi4CICS em conjunto com um exemplo de integração que mostra como é o funcionamento por trás do ciclo de vida do JBI.

O componente Jbi4CICS é um JBI Binding Component Open Source que pode ser usado para conectar um ESB (Enterprise Service Bus) com um sistema CICS.

Boa leitura.

Um comentário:

Ricardo Ferreira disse...

Um ponto importante sobre a questão de conectividade com CICS, é que o mecanismo de venda da IBM fornece conectores JCA para usuários licensiados do CICS, e tais conectores oferecem mais confiabilidade quanto a questões de Two-Phase-Commmit, Transações duráveis e outros aspectos importantes de aplicações corporativas.

Mas acredito que este Jbi4CICS possa ser interessante caso ele também oferece estes recursos. Uma outra alternativa, é usar o recurso de exposição de funcionalidades CICS através de SOAP. A unica impedância seria registrar o serviço no mecanismo de UDDI do ESB, para que transformações e roteamentos sejam possíveis.

Outro ponto importante é sobre a abordagem intrusiva deste framework, ou seja, ele necessita uma infra de JBI no servidor ESB. No ciclo de vida clássico de todo ESB, é mais interessante conectar o legado usando adaptadores e conectores, e a partir dai, expor as funcionalidades em alguma micro-arquitetura, como o JBI.

Abraços,